A arma secreta para advogado

153 163 Eu, qual não leio por acaso, qual faço da leitura 1 ato do vida, já este li por duas vezes. Sou por sua vez na terceira, na bela edição qual ele me mandou no lançamento, utilizando este nosso ofertório singular: A A. L., seu amigo fiel (a) Carlos Lacerda. Quando este amigo é Colossal, uma celebridade; quando este cercam as admirações por um país todo; e este por cá não possui tamanho, por modesto e insignificante, a fidelidade deixa de ser uma virtude. É uma concessãeste de que honra este amigo menor e exalta o seu agente com nobreza. Então, leitor amigo, se acaso ainda não leste aquele livro, vai depressa, corre. Abre a cortina e tira de lá, para teu gozo, a Colossal Feição por escrever, caindo n alma. (LEITE, 1989, p.31) Ao comentar A respeito de este livro de que lhe dedicou o entãeste governador do Estado da Guanabara (Carlos Lacerda), do quem fora amigo, Ascendino colocava-se na condição do indivíduo inferior, insignificante, qual não desfrutava do mesmo prestígio que este amigo e político, enxergando o gesto do ofertório tais como algo de que ultrapassa ESTES limites da amizade, definida enquanto virtude, para se revestir do honradez para usando este amigo considerado menor, a propagar a excelência daquele. Saiba como se Nesse caso também quisesse qual este leitor se sentisse: Então, leitor amigo, se acaso ainda nãeste leste aquele livro, vai depressa, corre. Neste fragmento, o convite do leitor e do crítico Ascendino para a leitura se dá, mais uma vez, em funçãeste da escrita literária: Abre a cortina e tira do lá, para teu gozo, a Bastante Jeito do escrever, caindo n alma.

Em outubro, a Justiça mandou bloquear seus bens em feição liminar. Ele nãeste É possibilitado a, no entanto, sofrer as sanções da lei por improbidade administrativa, pois, como deixou este cargo Muito mais por cinco anos previamente por ser acionado na Justiça, essas punições prescreveram.

É normal e humano. De modo a mim,comas devidas vênias, a Muito mais lúcida manifestação veio do colega Otaciano. Não se Têm a possibilidade de esquecer qual o costume é uma das origens do Direito. E tal fato, isto é,tratar o advogado por doutor, se queira ou nãeste, é uma saudável praxe da nossa cultura. Abraços

92 102 juntando-se, nessa modalidade literária, a escritores saiba como Cecília Meireles, Dalton Trevisan, Lygia Fagundes Telles, Murilo Rubiãeste, Aluizio Azevedo, Machado por Assis, e contistas estrangeiros (Guy por Maupassant), de que identicamente conjuntamente escreviam para esse segmento literário. Tome-se, por exemplo, o conto Rosario (ANEXO seis), publicado no suplemento nos anos 50, em de que Ascendino lança um olhar Derivado do uma vila Monte Orebe e este teor do vida qual esse lugarejo confere a 1 episódio envolvendo a personagem qual dá título ao texto. Acerca a participaçãeste de Ascendino na produção contista, há uma nota, no suplemento Letras &Artes, datada do POR DIA , anunciando qual ele publicará 1 livro de contos, denominado Rio gordo, quaisquer destes já publicados no suplemento L&A, cujo conteúdo tratará de flagrantes da vida por uma pequena cidade do interior 46. A nota faz mençãeste, ainda, a duas publicações anteriores do Ascendino Leite: Estética do Modernismo (1936) e Notas provincianas (1942), apontando de modo a as referências feitas por críticos ao primeiro livro, particularmente, por Mário de Andrade. Veja-se a nota transcrita a seguir: Ascendino Leite vai publicar um livro Rio Gordo intitula-se este próximo livro de contos do Ascendino Leite Flagrantes da uma vida de uma pequena cidade do interior, alguns já publicados em Letras e Artes. É uma sfoirie do novelas entrelaçadas tendo por ambiente a vila do Monte Orebe.

68 78 Essa expansãeste viria a se concretizar com a ESTILOção do seu Jornal Literário, incluso pelo domínio da memorialística 27, mas de que me parece ultrapassar essa fronteira, visto de que este texto organiza-se em torno do uma estrutura híbrida, composta nãeste unicamente por aspectos do diário, como passou a ser conhecido (poré especialmentem, desprovido o rigor cronológico típico do gênero, vale dizer), da confissão, da autobiografia e da memória, Destes chamados gêneros híbridos ou heterodoxos (BARBOSA FILHO, 2008a), porém igualmente por comportar elementos do ensaio, da crítica, da crônica, da carta, do perfil, registrados sob a forma da escrita fragmentária. O exame do processo por composição do texto no domínio da memorialística será abordado na terceira seção deste capítulo. 2.1 A EXPRESSÃO JORNAL LITERÁRIO E O ENCONTRO Usando Este JOURNAL Destes FRANCESES: várias considerações A princípio, pode-se associar a expressão Jornal Literário ao nome do jornalista, escritor e crítico literário alagoano Valdemar Cavalcanti, qual parece ter fixado seu uso no jornal brasileiro por volta do 1937, pondo-se a escrever a primeira coluna diária por informações A respeito de fatos e fenômenos da vida literária, saiba como redator da Folha Carioca [19--] e diretor do suplemento literário por O Jornal (1924), por Assis Chateaubriand, no Rio por Janeiro, lugar onde exerceu intensa atividade literária, escrevendo crônicas e artigos por crítica para jornais (como ESTES já citados) e revistas brasileiras, a exemplo da Revista do Brasil (1926), Este Cruzeiro (1928), Vamos ler (1935), Revista Bancária (1933) e Carioca (1922).

Para além disso, na perspectiva Destes historiadores, os diários têm funcionado tais como preciosa fonte para um certo conhecimento DE maneiras por viver, das ideias circulantes, Destes signos e códigos comportamentais do determinada época, um dispositivo textual qual permite identicamente conjuntamente entrever ESTES imaginários de seus a(u)tores sociais. [...]. Trata-se aqui de usar-se desse gênero, que pretende contar a verdade, contudo rompendo, ao mesmo tempo, com a ideia por de que um diário é meramente pessoal, ou mesmo que, transformando-este, pelo trabalho histórico, em algo com uma amplitude social maior: enquanto relatos ou representações de vida, os diários não se atêm a meros detalhes da intimidade, mas a ultrapassam ao incluir reflexões Derivado do a história pública. (CUNHA, 2000, p.160, grifo da autora) Em meio a tal movimentaçãeste entre o documental e este literário, a que se associava a leitura dos diários cá referidos, o projeto inicial foi se reconstruindo, se modificando, à medida que descobri, pelo diálogo com professores da Pós-Graduação, a figura do escritor Ascendino Leite e do seu Jornal Literário, qual será detalhado Muito mais adiante e que, a partir de este início por sua própria FORMATOção, passou por indecisões de gênero. Pelo princípio, este Jornal surgiu como 2 Derivado do esta obra, veja aqui ver artigo A Experiência cotidiana a meio sentido da ficção: reflexões sobre este gênero diário a partir Destes escritos de Helena Morley (SILVA, 2013).

75 85 espírito, qual nãeste tangencia a prática da leitura, previamente a envolve, num processo similar ao desejo por aperfeiçoamento do si qual buscava Gide, e qual Ascendino Nesse caso resumiu de modo a si: Lendo e escrevendo nãeste façeste Muito mais de que empreender uma singular e misteriosa viagem à procura do meu eu. (LEITE, 1989, p.368). Outro traçeste importante da obra do André Gide e de que se reflete no Jornal Literário do Ascendino Leite é a sinceridade que o escritor francês colocava em suas confissões : a fidelidade a si mesmo constituía 1 princípio A cerca de o qual se firmava. De acordo usando Olinto (1960, p.18), ningufoim É possibilitado a duvidar da autenticidade por AS SUAS palavras e do seus sentimentos, tal a precisão e a constância das preocupações de que este seu Journal revela. 1 dos aspectos qual justifica esse apego à sinceridade refere-se à própria vida conjugal do escritor, que era marcada pelo silêncio, pela abstenção do diálogos entre Gide e sua mulher Madeleine, com de que aí houvesse uma hostilidade mútua, nem ressentimento. O reconhecimento de ter fracassado tais como macho e companheiro junto à mulher nãeste invalidaria o fato por qual a amava, silêncio de que só vem a ser quebrado pelo journal: É este sentimento de de que o amor agoniza neste silêncio que me faz confiar ao menos a este nosso diário, nestas páginas de que transcrevo, este qual nãeste cheguei a lhe dizer (p.

91 101 instaurando, entre editores e colaboradores do Letras & Artes, o desvanecimento do modernismo. Foi particularmente nesse ambiente propício à cultura escrita, ao debate acadêmico e às várias formas por linguagem qual Ascendino Leite marcou tua participação nas redes do sociabilidade formadas por aquele suplemento literário, nos anos 40 e 50, interagindo utilizando seus pares, à medida qual representava, sob a MANEIRA da escrita e dos contatos de que mantinha utilizando ESTES intelectuais, a vida literária da época, a defesa da cultura considerada clássica e a nãeste diluição massificadora da obra de Jeito. Tal convivência esteve ligada à tua colaboraçãeste na escrita e tradução por contos, produção de reportagens 45, artigos ou notas críticas A cerca de escritores ilustres ou por prestígio e AS SUAS respectivas obras no meio literário, de modo a este suplemento Letras & Artes. Identicamente conjuntamente participou como entrevistado em uma enquete A cerca de Que livro gostaria por ter escrito?, em meio à participaçãeste por quaisquer intelectuais, tais como Dinah Silveira por Queiroz, Xavier Placer, Aníbal Machado, Jorge do Lima, entre outros. Os livros referidos nessa enquete sãeste aqueles legitimados pela opinião do escritores de que compunham o cânon-e literário ou que apreciavam a literatura clássica. ESTES títulos Madame Bovary, do Flaubert, e O idiota, de Dostoievski, sãeste 2 exemplos, de que partilham este status por Bastante Literatura, expressão de que, segundo Abreu (2006, p.

163 173 Por fim, convfoim assinalar, nessa seara por leituras disseminada em Sementes no Espaçeste ( ) I e II, quaisquer livros qual Ascendino sequer leu, mas dos quais ouviu Debater, como Tendências filosóficas contemporâneas, qual gostaria por deter lido, do judeu e político Horácio Láfer, por quem confira meu blog revelou deter admiração e amizade, e A Feição de furtar e seu autor, do acadêmico Afonso Pena Junior. Lamentava-se por nãeste deter lido livros do dramaturgo grego Aristhofanes, este qual caracterizaria, pelo dizer por Bayard, tanto os quanto aqueles tais como livros hipotfoiticos, a partir do qual falamos a nós mesmos Acerca eles ou em diálogo usando outras pessoas, utilizando ou isento a espera do tempo da leitura. Cruzando esse referencial do leitura, disseminado na antologia Sementes pelo Espaço ( ) I e II, usando a catalogaçãeste do livros de Parcela do acervo da biblioteca particular por Ascendino Leite (APÊNDICE C) 70, localizada na Fundação Coisa por José Amé especialmenterico, na Paraíba, foi possível observar várias particularidades qual revelam 1 outro lado do leitor que foi Ascendino. Do entendimento usando este bibliotecário Assis que, na época do desenvolvimento desta pesquisa, realizava 1 manejorefregatráfego por catalogaçãeste de livros da biblioteca desse escritor, chamou a sua atenção este fato por a data da maioria Destes títulos listados, até aquele instante, situar-se a partir do ano de 1964 (período por instauraçãeste do regime militar pelo Brasil) em diante. Tomando esse vié especialmentes, observou-se qual, na lista concedida pelo bibliotecário, há a referência a exclusivamente 2 títulos (Histórias grotescas: presepadas de militares e do vendedores por drogas e Camillo de Hollanda: mé especialmentedico, militar e político) que sinalizavam este acolhimento do Ascendino através literatura militar.

Uma autobiografia é uma site original reinvençãeste do vivido (p.238). Costa Lima (1986) discute a noção por autobiografia como gênero literário a partir da peloçãeste moderna por indivíduo, situando seu aparecimento com as Confissões, do Rousseau. No fragmento autobiográfico a seguir, Em excessoído da antologia Sementes pelo Espaçeste ( ) I, observa-se a seleçãeste do uma etapa significativa na vida de Ascendino, narrada e interpretada por ele próprio para servir do objeto a esta nota autobiográfica: a infância atrelada à morte do tio Urubá (por quem acompanhou o enterro quando tinha cinco anos de idade) e ao episódio posterior da sua prisão, aos 15 anos, por causa por questões políticas, rememorados a partir de um dezessete por junho do um ano indeterminado, que só o registro por 21 de junho por 1915, data precisa do seu nascimento, permite identificar: QUASE ao fim deste caderno (este décimo-terceiro), utilizando meia página ainda em natural, qual nãeste desejo aproveitar. 17 por junho. Do hoje a quatro dias completo quarenta e sete anos. É toda a minha vida? Tenho qual descontar aquela Parcela que se perdeu pelo mundo da minha infância, aquela em de que este fim único e exclusivo seria precisamente por não ter fim nunca objeto. Nenhumas dúvida que este tempo entrava nela, contudo não tinha explicação; esta é a defesa do indivíduo na moldura DE incertezas. É tais como uma frase qual começa e não se sabe como vai terminar, dela só restando este esboço de que lhe atribui a memória, grudada aos registros febris da consciência governada pelos instintos.

O envio do A Velha Chama (1974) a Rachel do Queiroz também igualmente similarmente identicamente conjuntamente sugere este compromisso com esse duplo objetivo, além do demonstrar o gesto por amizade pela escritora 54 : este livro foi objeto por uma crônica escrita pela autora e publicada na revista O Cruzeiro (1928), semanário em qual Rachel colaborava como cronista exclusiva desde Ao tempo de que lia este Jornal Literário de Ascendino, Rachel introduzia sua própria crônica nestes Teor: Recebo cá na fazenda, pelo trem da tarde, este moderno livro do nosso querido Ascendino Leite: A Velha Chama. Agarro-me utilizando ele, acaba a luz do POR DIA, se acende o motor, e este enlevo da leitura me arrasta a uma maratona; passa da meia noite e só deixo este livro ao alcançar a última página, façanha rara para os velhos olhos que já ressentem este esforço de longas horas do leitura. [...] (LEITE, 1991, p.7) 54 Por ocasiãeste da realização de um fórum sobre literatura do Nordeste, Rachel do Queiroz se hospedou na casa de Ascendino Leite, tais como afirmou a própria escritora em uma sessãeste ocorrida pelo dia 31 do outubro de 1991, na Academia Brasileira do Letras, ocasiãeste em de que igualmente informou deter visitado a Academia Paraibana do Letras, onde foi concedido ao escritor este título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal da De modo aíba. (Cf. Viagem da acadêmica Rachel de Queiroz à Paraíba. Revista da Academia Brasileira por Letras, v.162, ano 91, Anais de 1991/ julho a dezembro).

Copyright Folha por S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, com autorizaçãeste escrita da Folhapress.

Ou mesmo que: tratava-se por 1 leitor que valorizava tanto a leitura oral (incluindo aí a memorizaçãeste e cópia de fragmentos), tais como se observa no fragmento a seguir, extraído de Sementes pelo espaçeste I (1988), em de que, depois por tecer algumas considerações a respeito de 1 livro de Ernest Legouvé (provavelmente L Art do la lecture), Derivado do a Parcela técnica da Feitio da leitura, queixa-se da ausência Destes círculos do leitura e critica o esvaziamento da oratória acadêmica, justamente ele, de que era tão afeito à audiçãeste e à produção do discursos, por ocasião do ter sido membro da Academia Paraibana por Letras e estabelecido contato usando ESTES discursos de acadêmicos da Academia Brasileira de Letras: [...] Não temos círculos por leitura. As famílias nãeste Ainda mais se reúnunca para ouvir este seu leitor privado, tais como antigamente. A nãeste ser qual se considerem como tais os cursilhos apenascio-religiosos nas nossas comunidades eclesiais de base, ningué especialmentem lembra a importância da arte por ler, orar e perorar. Nossos mestres nesse campo Seroada inegavelmente minha revisão aqui ESTES locutores do rádio e ESTES apresentadores por televisão os Roberto d Ávila, os Sérgios Chapelin, os Cid Moreira, os F. Barbosa Lima qual, no o entender, lendo ou improvisando, impressionam. A oratória acadêmica, Muito mais adequada saiba como exemplo tendo em vista a Feitio da leitura, chegou a zero. [...] (LEITE, 1988, p.459)

O tema é bastante polêmico, mas lógico, ao meu olhar advogado é e em algum momento será este "DOUTOR" operador da mecânica jurídica o registrador da polêmica jurídica pelo tempo e nos anais do judiciário.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15

Comments on “A arma secreta para advogado”

Leave a Reply

Gravatar